CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

13 de Março de 2024

Os governos são títeres e até podem ser dispensados! 

Os resultados das eleições antecipadas de 10 de Março deixaram muito claro  o repúdio  do povo português às políticas que  conduziram as suas vidas a uma degradação crescente, que se traduz na inexistência dos direitos mais básicos, como a saúde, a habitação e mesmo, o não acesso a bens alimentares, obrigando a escolhas cada vez mais apertadas.

E esta é a realidade que os partidos que estiveram até hoje no poder criaram, pela qual são responsáveis.

A verdade é que após quatro meses de campanha eleitoral contínua, cheia de promessas que supostamente seriam a resposta  às  sucessivas crises dos governos nacional e regionais e que os próprios criaram, da devassa de milhões de euros em campanhas de propaganda  e manipulação, de autênticas feiras de ofertas, a instabilidade governativa vai continuar, com o anúncio antecipado de uma nova crise!

Nem o PS nem a AD venceram estas eleições (talvez o Costa seja efectivamente, o vencedor)! Ambos ficaram reféns das promessas que fizeram, sendo obrigados a estabelecer um pacto: eu não faço alianças e tu também não fazes, pensando que, para já, este contrato lhes salva a pele e a face. Neste contexto, as muletas do PS que se preparavam para, mais uma vez, se sentarem à mesa do orçamento, negociando com o PS, manietando os trabalhadores, ficaram sem o pouco chão que tinham e o mais que se verá.

Ler mais

Opinião

Sinaga: A Venda da Antiga Fábrica do Álcool

Ilha de São Miguel

Sinaga: A Venda da Antiga Fábrica do Álcool

A classe operária dos Açores, sobretudo os operários da Ilha de São Miguel, dirigidos por um pequeno mas firme núcleo comunista, com o PCTP/MRPP à frente, têm travado uma férrea luta sem tréguas na defesa da açucareira Sinaga, opondo-se à venda da fábrica a privados e trabalhando não apenas pela continuação da regionalização da fábrica como do desenvolvimento das suas capacidade produtivas, indispensáveis ao progresso industrial e tecnológico da Região Autónoma dos Açores.

Está em execução pelo governo de Vasco Cordeiro a privatização da empresa, com a venda dos terrenos onde assenta a fábrica para especulação imobiliária da burguesia exploradora do Arquipélago e do seu Povo, o que representa um crime odioso.

A administração da açucareira Sinaga, orientada pelos rapazes do partido do governo dito socialista, aqui sob a chefia de Paulo Sousa Neves, já conquistou para o seu campo alguns dos sindicatos açorianos que correm sob a égide do partido social-fascista de Jerónimo de Sousa, intentando facilitar a venda dos terrenos da fábrica na base de uma promessa acenada sem qualquer garantia da manutenção dos postos de trabalho dos cerca de 70 trabalhadores actuais da empresa.

Esta mesma administração da Sinaga, da direcção de Paulo Sousa Neves, opôs-se à proposta do grupo parlamentar do PSD dos Açores, que tinha em vista suspender por três anos a venda da antiga fábrica de álcool da Sinaga, na Lagoa, por forma a poder ser devidamente salvaguardada a torre e outros elementos museológicos daquela antiga fábrica, verdadeira pérola do património industrial dos Açores e do fracassado desenvolvimento económico da ilha de São Miguel.

A posição dos actuais operários da açucareira Sinaga e do povo e da cultura açorianos é diferente: toda a antiga fábrica do álcool deve ser integralmente salvaguardada e deve erguer-se como a primeira peça do futuro museu paisagístico, ao ar livre, da primeira tentativa de desenvolvimento industrial dos Açores.

Não se trata pois de suspender a sua venda, como dizem querer os social-democratas, mas pura e simplesmente de não vender coisa nenhuma.

Porém, mais importante ainda: não querem também que os operários da produção da beterraba nos campos, e da indústria do açúcar e do álcool sejam meros objectos de museu; a produção do açúcar e do álcool provenientes da beterraba sacarina deve constituir uma actividade industrial actual e tecnologicamente moderna, no desenvolvimento presente e futuro da indústria do arquipélago, imprescindíveis para reforço das exportações, para redução das importações e para o equilíbrio da balança de pagamento da nossa Região Autónoma.

O PS de Vasco Cordeiro e o PSD de Duarte Freitas não têm soluções para os problemas económicos e políticos dos Açores. Essas soluções devem ser procuradas unicamente junto dos actuais operários da Sinaga, porque só eles estão em condições de lutar pelo desenvolvimento económico e autonómico da sua Região.

O sector agro-industrial do açúcar e do álcool são vitais para o desenvolvimento económico dos Açores e para o reforço do seu proletariado revolucionário.

A Sinaga será o que estes operários quiserem! Têm é que manter-se unidos como as rochas de basalto de que se formam as suas ilhas!

09.03.2017

Arnaldo Matos


 

 

 

 

 

 


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home Açores Partido Sinaga: A Venda da Antiga Fábrica do Álcool