CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

INTERNACIONAL

A esquecida revolta no Barein

Voltamos de novo à chamada Primavera Árabe, para examinar a natureza de classe das revoltas ocorridas no Próximo Oriente e combater o ponto de vista daqueles que, em Portugal, se recusam a ver a marca do imperialismo ianque e da CIA no desencadeamento ou na condução desses movimentos.

Não há nem houve – talvez com excepção do Barein – nenhuma revolução popular no Oriente Próximo, conduzida por forças revolucionárias democráticas, como pretendem os órgãos de comunicação ocidentais e, na esteira deles, os oportunistas de todos os matizes, desde o Bloco à coligação PSD/CDS, passando pelo partido socialista e pelo PCP, este com hesitações verdadeiramente cómicas, visto que também achou, durante um curto período de tempo, que as movimentações na Líbia eram uma espécie de 25 de Abril.

O reino do Barein é um micro-estado dirigido pela família sunita Al-Califa, controlada pela Arábia Saudita, assente num pequeno arquipélago à entrada do Golfo Pérsico, que sobrenada em petróleo.

No dia 14 de Fevereiro de 2011, fez anteontem um ano, um poderoso movimento popular ergueu-se em todo o arquipélago e dirigiu-se para a Praça da Pérola, na cidade de Manama, capital do Estado.

Cerca de metade dos insurrectos, desarmados, eram mulheres, exigindo direitos e liberdades iguais aos dos homens, e a outra metade era constituída por jovens, estudantes e desempregados.

A revolta foi esmagada por helicópteros e carros de combate dos Estados Unidos, através das forças armadas da Arábia Saudita, o mais medieval e reaccionário de todos os Estados do Golfo.

A resistência à família Al-Califa, à intervenção da Arábia Saudita e ao imperialismo americano continua, em condições extremamente difíceis e na mais estrita clandestinidade, dada a pequenez do território, conduzida pelo Grupo do 14 de Fevereiroe com o apoio da população, na sua esmagadora maioria xiita.

No fim de Janeiro, foi lançado o movimento Os Punhos da Revolução, que procurou ocupar anteontem a Praça da Pérola, e em cuja capital, Manama, tem estado a haver combates contra a polícia e reforços sauditas.

Como já aqui o dissemos, Obama, – ou seja, o imperialismo americano e a CIA – vendeu, em Outubro do ano passado, à família real do Barein 44 veículos couraçados, para juntar aos helicópteros Apache, que tinham esmagado o movimento popular da Praça da Pérola.

A conclusão de tudo isto é simples: no único país do Oriente Próximo onde houve verdadeiramente uma insurreição popular, de carácter e natureza democráticos, não só o movimento foi prontamente esmagado pelo imperialismo e seus lacaios, como a comunicação social ocidental não lhe fez nenhuma referência, nem sequer para denunciar a violência da reacção contra o povo, nem a brutalidade e desproporção de meios utilizados contra as massas de simples manifestantes.

Em contrapartida, os movimentos conduzidos pela CIA no Próximo Oriente (casos da Líbia e da Síria, para só referir dois deles) são apresentados como lutas do povo pelosdireitos humanos contra a barbárie, contra os massacres e contra o genocídio.

A verdade é que a propaganda imperialista e reaccionária dos órgãos de comunicação social portugueses acaba por minar uma parte da opinião pública nacional, colocando-a ao lado dos imperialistas.

Essas ideias erróneas subvertem o movimento operário em Portugal e no mundo e, por isso, devem ser firmemente combatidas, porque tais ideias reaccionárias também penetram nas nossas fileiras.

Voltaremos ao assunto.


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home Internacional A esquecida revolta no Barein