CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

Partido

18 de Setembro de 1970 – Fundação do MRPP - Viva o Marxismo!

Ocorre hoje, dia 18 de Setembro de 1970, a passagem do 44º aniversário da fundação do MRPP – Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado - tendo por fundador e seu secretário-geral o camarada Arnaldo Matos.

O surgimento do MRPP constituiu um facto histórico que iria alterar de forma radical o panorama da luta política em Portugal, em particular no combate contra a guerra colonial e pelo derrube do regime ditatorial fascista de Salazar e Caetano.

Pode dizer-se que, com o MRPP, operou-se pela primeira vez uma clara demarcação entre uma linha política revolucionária, definida pela aplicação à realidade portuguesa dos princípios teóricos da ideologia marxista-leninista, e a ideologia revisionista e o oportunismo de organizações ditas comunistas como o PCP e filhotes pseudo-revolucionários até aí dominantes.

Tanto antes como após o 25 de Abril, a actuação do MRPP caracterizou-se sempre pela justeza das tácticas que a cada momento traçava, por uma grande intransigência nos princípios e por uma inexcedível ousadia, coragem e valentia no combate político e no confronto físico com a pide e a nova pide – em que se destacaram os exemplos heróicos dos mártires da revolução Ribeiro Santos e Alexandrino de Sousa.

Consignas como “Transformemos a guerra colonial-imperialista numa guerra civil revolucionária!” “Nem mais um embarque! Nem mais um só soldado para as colónias!” “Pão, Paz, Terra, Liberdade, Democracia e Independência Nacional! Por um Governo Democrático e Popular!”, foram empunhadas por milhares de operários, trabalhadores e democratas e ficaram indelevelmente inscritas na história de um movimento revolucionário que os revisionistas do PCP haviam de trair e desviar do seu objectivo último do desmantelamento do Estado fascista e da tomada do poder político pela classe operária em aliança com os camponeses.

Ao contrário do que pretendem alguns oportunistas que logo a seguir ao 25 de Abril afivelaram a máscara de revolucionários e que foram em tempo desmascarados e corridos, o que se teria traduzido num revés para a revolução seria o facto de a classe operária ter tomado o poder com essa escória como dirigentes.

Ter hoje presente os ensinamentos da experiência de luta e das tradições revolucionárias que caracterizaram o MRPP ao longo do tempo e em particular a definição de uma linha política autónoma e a coragem de a defender de forma tenaz, ousando estar em minoria, é o que nos anima e leva cada vez mais a afirmar, designadamente perante a situação política que vivemos, que o marxismo é a única teoria revolucionária susceptível de, correctamente aplicada à realidade portuguesa, levar à emancipação dos trabalhadores e pôr termo à exploração e opressão.

Viva o MRPP!
Viva o Partido!


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home PARTIDO País POLÍTICA GERAL 18 de Setembro de 1970 – Fundação do MRPP - Viva o Marxismo!