CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

Partido

logoDI

 
PARTIDO CRITICA AÇÃO DOS GOVERNOS REGIONAL E NACIONAL  


PCTP/MRPP exige descontaminação nuclear

Segundo o PCTP/MRPP podem ter estado armazenadas armas nucleares na ilha Terceira e a Região deve exigir a "descontaminação" dos locais utilizados.


terceira

Lajes PCTP/MRPP acusa executivos de “traírem o povo dos Açores” 

O Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP) defende que a Região deve exigir ao Governo dos Estados Unidos “a descontaminação nuclear dos locais utilizados” na ilha Terceira e o “pagamento pelos americanos dos prejuízos causados”.

“O povo açoriano, em geral, e o povo terceirense, em especial, exigem ao Governo central uma declaração inequívoca sobre se as forças armadas dos Estados Unidos usaram ou não os Açores para depósito de armas nucleares táticas ou estratégicas e reclama uma imediata fiscalização dos locais onde há muitos anos se desconfia que tivessem sido escondidos esse tipo de armas”, salienta o comité do PCTP/MRPP da ilha Terceira, num comunicado de imprensa.

“O Governo central e o Governo Regional são governos lacaios dos ianques, capazes de traírem o povo dos Açores, em benefício dos interesses dos imperialistas, por um prato de lentilhas”, frisa.

O Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses alega que “a Força Aérea dos Estados Unidos fez circular nos aviões P3 Orion, armas nucleares táticas destinadas ao ataque de submarinos e que haverá vestígios graves de poluição nuclear em alguns locais da ilha Terceira, onde essas armas estiveram armazenadas”.

 “Essa poluição nuclear atómica pode ter afetado gravemente a saúde de muitos terceirenses e pode ser responsável pela morte de muitas pessoas”, sublinha o partido.

O PCTP/MRPP cita o investigador norte-americano Robert Harkavy, da Universidade do Estado da Pensilvânia, que revela que foram armazenadas 32 bombas nucleares na ilha Terceira, em dois livros, publicados em 1979 e 2001.

No mesmo comunicado, o partido acrescenta que o chefe de redação do DI, Armando Mendes, disse que essas 32 bombas constituíam armas nucleares táticas, mas que também podem ter estado armazenadas na ilha armas nucleares estratégicas “muito mais potentes que as primeiras”.

O PCTP/MRPP salienta que podem ter estado armazenadas “15 bombas nucleares estratégicas” na ilha Terceira, nomeadamente, no Pico Careca e na Furna do Cabrito.

Partilhar
Está em... Home PARTIDO PCTPMRPP exige descontaminação nuclear