CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

Partido

Jornada de Propaganda e Organização 

No Distrito de Beja


Foi no distrito de Beja, sobretudo no município de Serpa, e em sua freguesia de Pias, terras do lendário herói alentejano João Preguiça, membro do nosso Comité Central, que o Partido logrou obter, nas derradeiras eleições autárquicas, a sua melhor votação eleitoral de sempre em termos relativos.

1Para a assembleia de freguesia de Pias, por exemplo, o PCTP/MRPP alcançou o terceiro lugar, logo a seguir ao PCP e PS, e à frente do Bloco e do CDS.

A realização desta jornada teve dois objectivos fundamentais: retomar os contactos, infelizmente só um ano depois, com os candidatos e simpatizantes do Partido no concelho de Serpa e lançar as bases da campanha pela jornada de trabalho das 35 horas semanais no coração do Alentejo.

Falámos mais demoradamente com camaradas e simpatizantes do Partido em Cuba, na Amareleja, em Pias. Todos se mostraram disponíveis para a luta na constituição da lista e no trabalho para as eleições no distrito de Beja, tendo em conta os sufrágios para o Parlamento Europeu, em Maio de 2019, e para a Assembleia da República, em Outubro do mesmo ano.

Saída de Lisboa na madrugada do dia 23 de Agosto, e regressada na noite do dia seguinte, a brigada do Partido foi2 liderada pelo camarada Joaquim Covas e ficou constituída por ele e pelos camaradas Carlos Pais, do município de Beja, Carlos Paisana, do Comité Central e do Comité Distrital de Beja, e pelo camarada Vila Boa, também alentejano.

Efectuámos o nosso trabalho de agitação, propaganda e organização sob um calor tórrido, sempre a rondar os 40 graus celsius, mas nem por isso a nossa dedicação deixou de ser empenhada e entusiástica.

Colocámos pendões com cartazes alusivos à luta pela semana das 35 horas, que encheram de cor e de vida as planícies do Baixo Alentejo, nos municípios de Cuba (3), na principal rotunda de entrada e saída de Beja, onde há sempre de passagem muitos trabalhadores; na Vidigueira (1), também na principal rotunda, no Parque Industrial de Moura (2), na Zona Industrial de Pias (2), Serpa (4), Zona Industrial de Beja, incluindo a Rodoviária (10), Aljustrel (8), Minas, Bairro Mineiro, centro, polo industrial, Minas de Neves Corvo (1 Mupi, 2 pendões; 2 cartazes colados) Almodôvar (2), Castro Verde (2 pendões e 1 Mupi).

3A escolha dos locais e afixação de propaganda foi sempre feita por unanimidade.

Fizemos a reunião de balanço ali mesmo no Jardim de Beja e à vista de toda a gente e todos os camaradas consideraram como positivo o trabalho realizado e apontaram para a necessidade de voltar mais vezes, para completar a ronda pelos concelhos e freguesias e para permanecer mais tempo em certos locais como Moura, Pias, Amareleja e Barrancos.

No balanço, salientaram o facto de termos sido bem recebidos na Amareleja e de se terem feito novos contactos, nomeadamente4 em Pias.

Registou-se um empenhado conhecimento do distrito por parte dos camaradas alentejanos e a preciosa colaboração do camarada Vila Boa.

A jornada constituiu uma boa demonstração da capacidade de liderança do novo secretário distrital de Beja, camarada Joaquim Covas.

O único aspecto negativo a exigir imediata correcção foi termos sido surpreendidos com a notícia da morte da mulher do companheiro Zorrinho, pessoas muito queridas em Pias.

Os amigos do Partido actualmente na Junta de Freguesia de Pias deram-nos conhecimento da situação destroçada em que o PCP ficou à saída das eleições autárquicas, tendo mesmo chegado a entregar a chave da Casa de Povo.

Recolhemos 117.00 euros de fundos para uma despesa total de 362.70 euros, que incluiu a hospedagem em Beja para três dos camaradas.

07SET18                                                         CP/AM/CG


5

Partilhar
Está em... Home PARTIDO Jornada de Propaganda e Organização No Distrito de Beja