CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

Partido

Mais que uma companheira de caminhada
Um exemplo de luta

11-mariateixeira

Realiza-se, amanhã, pelas 11H00, nas Caldas da Rainha, de onde era natural,  o funeral de Maria Adelaide Sales Henriques de Avelar Teixeira.

Maria Adelaide  cedo definiu a causa da revolução e a luta por uma sociedade de iguais como um dos objectivos da sua vida, tendo aderido ao MRPP, ainda no tempo da clandestinidade, prestando apoio a camaradas do movimento, e continuando a militar activamente nas fileiras do PCTP/MRPP, a cuja direcção pertenceu até 2019.

Da sua actividade  destaca-se a luta pela criação e consolidação do Infantário Popular Ribeiro Santos, desde o ano de 1975, um projecto e uma referência na educação infantil; uma Associação ao serviço do povo, razão  pela qual foi um dos alvos a abater pela burguesia, nomeadamente, aquando do despejo das primeiras instalações  no Torel, levado a cabo pelo fascista Bulhosa, recorrendo inclusivamente à invasão das instalações pela polícia. Nada disto amedrontou Adelaide Teixeira.

Foi sempre uma mulher firme, determinada e corajosa que defendeu os seus pontos de vistas,  de forma genuína e convicta e, ainda que algumas das suas opções não fossem as correctas, nunca o fez de forma  provocadora.

E é exactamente esse perfil que a diferencia de um mero companheiro ou camarada  de   caminhada para a sociedade que almejamos, mas que desiste, escolhendo caminhos mais fáceis, mais vantajosos, chegando  inclusivamente  a  atitudes e comportamentos  com intenções  destruidoras.

Por isso, o nosso respeito e  o nosso reconhecimento  a Maria Adelaide Teixeira, uma mulher que deu grande parte da sua vida na luta contra a opressão e a exploração.

Isso lhe devemos!

À família, em especial aos três filhos, Marta, Ana Luísa e João, enviamos sentidas condolências.

17Jan2023

pctpmrpp

Partilhar
Está em... Home PARTIDO Mais que uma companheira de caminhada Um exemplo de luta