Na passagem do Dia Internacional da Mulher Trabalhadora, o PCTP/MRPP saúda as mulheres trabalhadoras portuguesas e a sua valorosa luta pela emancipação da situação de dupla exploração a que é sujeita no sistema capitalista.
Este dia de importante significado para todos os explorados e oprimidos, deve ser comemorado integrado na luta mais geral dos trabalhadores e do povo português pelo derrube deste governo vende-pátrias.
É importante referir depois de conquistas conseguidos com sangue e suor pelas mulheres trabalhadoras, as condições da mulher que vende a sua força de trabalho neste sistema capitalista são ainda muito dramáticas, cabendo a elas o maior peso de exploração no trabalho. Basta analisar um recente estudo na UE que as mulheres trabalham mais e ganham menos que os seus colegas homens.
No espaço da União Europeia, as mulheres trabalham de graça 59 dias e as disparidades salariais entre homens e mulheres são de 16,4%. Em Portugal o aumento desta disparidade foi de 9%, em 2008, e de 12% em 2012, abaixo da média europeia.
Os comunistas continuam afirmar que esta luta pela emancipação da mulher trabalhadora só terá êxito se se enquadrar nos objectivos imediatos contra a discriminação no trabalho e pela igualdade de tratamento, no salário e não só.
Por isso pela sua permanente actualidade, aqui deixamos a sugestão da leitura dos textos produzidos pela UMC.
I Conferência Nacional das Mulheres Comunistas
Sobre a emancipação da mulher