CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

LASA – Guimarães

Trabalhar na terça de Carnaval?!! Porquê?

Encomendas não faltam na LASA. Já respeito pelos operários, tanto mulheres como homens, falta. E muito!

A situação é boa na LASA, é o que dizem. Dir-se-ia óptima, olhando à quantidade de trabalho que é exigida. Mas a situação é péssima no país. É o que também se diz por toda a parte e o que as estatísticas oficiais indicam. O desemprego já atingiu dezenas de milhares de operários e ameaça atingir centenas de milhares em todo o país. Guimarães não escapa: especialmente quem trabalha na restauração e no turismo, mas os outros sectores não estão livres, nomeadamente o têxtil.

Pois se a situação é óptima na LASA, para os operários que lhe vendem a sua força de trabalho é péssima: mais trabalho e nenhuma melhoria salarial. Quando muito, aumentos pelos mínimos, e só porque a concorrência geral entre sectores, de que o governo faz eco aprovando um novo salário mínimo, assim obriga.  Miseráveis: nem sequer repõem o salário real de há 45 anos!

É do medo do desemprego, gerado pela situação geral no país e no mundo, que a LASA se aproveita para obrigar os operários a trabalharem no feriado de Carnaval. Há os que se aproveitam do layoff parcial, como a Outeirinho, para não pagarem o feriado, outros, como a LASA, obrigam a trabalhar. Têm os papéis assinados pelos operários a dizer que a maioria quer trabalhar na terça de Carnaval, mas todos sabem bem as razões.

É porque, além do medo, a cultura de unidade dos operários foi trucidada por múltiplas traições de sindicatos amarelos. Os operários têm uma força capaz de tudo vencer, mas o principal da sua força reside na luta e na unidade.

É essa a nossa tarefa: semear a luta e a unidade e revelar a força da classe operária!

14Fev2021

Brigada do CS em Guimarães

pctpmrpp

Partilhar
Está em... Home País MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL Trabalhar na terça de Carnaval?!! Porquê?