CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

Partido

CANDIDATURA DO PARTIDO - GUARDA

1-leopoldomesquita

1 - LEOPOLDO TEJADA MESQUITA NUNES

62 anos, casado, dois filhos, reside na Guarda.  É professor no ensino básico e secundário, na Escola Secundária Afonso de Albuquerque, na Guarda. Tirou um mestrado em sociologia económica pelo Instituto Superior de Economia e Gestão e doutorou-se em economia política de educação na Faculdade de Ciências de Educação do Porto. Membro do Comité Central do PCTP/MRPP e Secretário do Partido no distrito da Guarda. Como militante, desde Novembro de 1974, da Federação dos Estudantes Marxistas-Leninistas, organização do MRPP para a juventude estudantil, dirigiu o jornal Guarda Vermelha, órgão central da FEM-L. Foi director do Luta Popular, órgão central do PCTP/MRPP, desde 1981 a 1987. No contexto da luta da classe operária e do povo pela liberdade, pela democracia e pelo comunismo, foi preso político por diversas vezes, quer antes (em Novembro de 1973) quer depois do 25 de Abril de 1974. Em Abril de 1975 foi preso pelo COPCON e enviado para o Presídio Militar de Santarém. Em 28 de Maio de 1975, foi um dos 432 comunistas e antifascistas presos pelo COPCON na “operação turbilhão”, tendo feito a greve de fome dos comunistas na prisão de Pinheiro da Cruz. Foi primeiro candidato do PCTP/MRPP às eleições para o Parlamento Europeu, de Maio de 2014. Tem participado activamente na luta dos professores, em particular contra as medidas fascistas e antipopulares promovidas pelos governos de Sócrates e pelo actual governo Coelho/Portas.

2-eduardosanto

2 – EDUARDO PIRES DO ESPÍRITO SANTO

64 anos, casado dois filhos, natural do Jarmelo, Guarda, e residente na Guarda. É professor aposentado com licenciatura em Educação Básica. Foi membro da Comissão pela abertura do ensino liceal nocturno na Guarda. Foi, durante vários anos, membro dos corpos gerentes do Sindicato dos Professores da Região Centro e membro suplente do Conselho Nacional da FENPROF durante um triénio. Foi membro dos corpos gerentes da Associação Desportiva da Guarda, sendo sócio de mérito e honorário desta associação. Foi membro dos corpos gerentes da Associação de Atletismo da Guarda e Presidente da Comissão Regional de Juízes de Atletismo da Guarda, tendo sido considerado Juiz de Mérito pela Federação Portuguesa de Atletismo. Foi fundador, dirigente e treinador de uma Escola de Atletismo, com a chancela da Casa do Benfica na Guarda, tendo o respectivo clube de atletismo sido considerado, em 2000, o melhor do distrito da Guarda.

3-silviafigueiredo

3 – SÍLVIA ESTEFÂNIA DIAS FIGUEIREDO

23 anos, estudante, natural e residente em Gouveia. É licenciada em Antropologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, em fase de conclusão do Mestrado em Evolução e Biologia Humanas na mesma faculdade. Mantém ligação com diversas associações culturais como o Rancho Folclórico de Gouveia e a associação Club Camões, na mesma cidade, onde desenvolve actividades  de voluntariado. Está envolvida na gestão de eventos culturais e tem realizado trabalhos de natureza diversa, desde monitora em diversas áreas a recepcionista no museu Abel Manta Gouveia.

4-miguelfonseca

4 – MIGUEL ÂNGELO DE JESUS RAMOS TOMÉ FONSECA

43 anos, em união de facto, reside na Guarda. É operário afinador de máquinas. Depois de terminar os estudos, trabalhou, durante cerca de dezoito anos, na construção civil e em diversos outros ofícios. Entre 2007 e 2010, trabalhou na filial da Guarda da Delphi, empresa multinacional de cabos eléctricos para a indústria automóvel. Após o encerramento desta, em 2010, trabalha, como montador e afinador de máquinas, na Dura Automotive, também uma empresa multinacional de cabos e dispositivos para a indústria automóvel, localizada no Porto da Carne, concelho da Guarda. Participou activamente nas lutas travadas nestas empresas, em particular na última greve de sete dias de Abril de 2014, na qual os trabalhadores obtiveram uma significativa vitória.

SUPLENTES

5-carlosalves sup

5 - CARLOS MANUEL DAS NEVES ALVES

57 anos, casado, dois filhos. É operário da construção civil  trolha e canalizador. Nesta qualidade, trabalha, há cerca de trinta anos, nos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento da Guarda, onde tem participado activamente nas lutas travadas pelos trabalhadores deste sector. Foi praticante, federado, de futebol, tendo representado o Benfica de Castelo Branco, o Beirões de Maçainhas e o Póvoa do Mileu, estes últimos clubes pertencentes ao concelho da Guarda.

6-cristinafeliciano sup

6 - CRISTINA MARIA COSSÃO FELICIANO   (INDEPENDENTE)

44 anos, casada dois filhos, reside na Guarda. Depois de realizar diversos trabalhos e ofícios, designadamente na indústria hoteleira, trabalhou como operária na Delphi, na Guarda, durante cerca de doze anos. Após o encerramento desta, em 2010, depois de um período em que esteve desempregada, passou a trabalhar, há cerca de dois anos, como auxiliar de acção directa, num lar de terceira idade, ligado à Associação Augusto Gil, na Guarda.

7-joseleitao sup

7 – JOSÉ ANTÓNIO MARTINS LEITÃO

62 anos, casado, seis filhos, reside na Guarda. Como operárioda indústria de pastelaria, cozinha e panificação, começou por trabalhar na Pastelaria Chafariz, Lousa, concelho de Sintra, passando depois a trabalhar na Pastelaria Presidente, em Odivelas. Trabalhou depois como emigrante, durante cerca de oito anos e sempre na mesma profissão, na Alemanha, Espanha e França. Durante cerca de treze anos, trabalhou no Hotel Montechoro, no Algarve, acabando por se fixar na Guarda, onde trabalha, como pasteleiro, na Pastelaria Avenida.

 

8-mariacarvalho sup

8 – MARIA DE FÁTIMA FRANCO FERREIRA CARVALHO   (INDEPENDENTE)

48 anos, casada, duas filhas. É natural de Escalhão, Figueira de Castelo Rodrigo, e reside na Guarda. É  operária reformada, por invalidez. Trabalhou como auxiliar, durante cerca de dois anos, na biblioteca da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo. Trabalhou depois como operária, durante cerca de dez anos, na empresa de confecções Casimiro, em Belmonte, distrito de Castelo Branco, sofrendo, devido às condições de trabalho, um agravamento dos seus problemas de visão, os quais haveriam de impor a sua reforma por invalidez.

 




 

Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home PARTIDO Lista da Guarda