CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

Partido

CANDIDATURA DO PARTIDO - VISEU

1 - ANTÓNIO SÉRGIO SIMÕES DE ALMEIDA SANTOS 

1-antoniosantos55 anos, divorciado, dois filhos. É natural de Coimbra e reside em Seia.

É consultor imobiliário. Desenvolve actualmente a maior parte da sua actividade profissional no distrito de Viseu.

Enquanto estudante do ensino secundário, aderiu à Federação Revolucionária dos Estudantes Portugueses-Comités Ribeiro Santos, em 1974, e à Federação dos Estudantes Marxistas-Leninistas, organização do MRPP para a juventude estudantil, em 1975.

Fez parte da comissão instaladora da associação de estudantes no Liceu Infanta Dona Maria, em Coimbra, no ano de 1974. No início dos anos 80 integrou o movimento de luta para o ingresso no ensino superior do curso de serviço social dos Institutos Superiores de Serviços Sociais de Coimbra e do Porto.

Nos anos de 1982/83 cumpriu o serviço militar como Furriel Miliciano de Administração Militar. Foi praticante de Rugby na Associação Académica de Coimbra (AAC) e chegou a pertencer à direcção da secção de rugby da AAC. Em 2006 foi cofundador e treinador do Clube de Rugby de Borba. Actualmente, como trabalhador estudante, é finalista do curso de Serviço Social no Instituto Miguel Torga.

Integra e encabeça pela primeira vez a lista de candidatos do Partido pelo círculo eleitoral de Viseu.

2 - JOSÉ MANUEL DIAS DA CRUZ

2-josecruz63 anos, divorciado, tem duas filhas. É natural de Sorval, Pinhel, e reside em São Pedro do Sul.

É técnico de relojoaria. Exerce esta actividade por conta própria no distrito de Viseu desde 1980.

Entre 2001 e 2007 publicou vários textos de poesia e prosa poética no jornal “Gazeta da Beira”, onde manteve sem interrupção, naquele período, a rubrica “Rumos Sem Rumo”.

Iniciou a actividade política em 1973 como activista da Resistência Popular Anti-Colonial (RPAC). Foi um dos 432 militantes do MRPP presos pelo COPCON na operação “Turbilhão”, em 28 de Maio de 1975, tendo feito a greve de fome dos comunistas na prisão de Caxias.

Foi membro do Comité Central do PCTP/MRPP de 1976 a 1980. Durante esse período, foi o responsável no distrito de Viseu pelo movimento de estudo e divulgação do marxismo, através das Escolas Mao Tsé-tung.

3 – MARIA ROSA MENDES

3-mariamendes

40 anos, casada, tem três filhos. É natural de Viseu, onde reside.

Estudou jornalismo e trabalhou, sempre em regime precário e temporário, em áreas díspares, como trabalhadora bancária, consultora imobiliária, técnica de relações públicas, blogger, e outras, quase sempre em Viseu.

Activista social onde a sua presença é requerida, define-se a si própria como uma pessoa inconformada com as malfeitorias e prepotências do actual governo, ávida de aprender e sempre pronta a participar nos movimentos colectivos de luta por uma sociedade sem exploração nem opressão.

Aderente recente do PCTP/MRPP, participa pela primeira vez nas suas listas eleitorais.

 

4 - FERNANDO CARLOS PINTO LADEIRA

4-fernandoladeira

45 anos, casado, tem dois filhos. É natural e residente em Viseu.

É delegado comercial na área da higiene e segurança no trabalho, trabalhando actualmente para a empresa Workview, em Viseu. Antes, foi representante e vendedor da Coca-cola, durante cerca de onze anos, e pequeno empresário na área da comercialização de vinhos, na década seguinte, sempre no distrito de Viseu.

Foi atleta do Bairro Unidos da Balsa (BUB), em Viseu, onde se destacou na estafeta 4x100. Foi fundador e dirigente da colectividade Associação de Cultura e Recreio de Stº Estevão, em Viseu.

É pela primeira vez candidato nas listas eleitorais do PCTP/MRPP.


5 - MARIA MANUELA PEREIRA GOMES   (INDEPENDENTE)

43 anos. É natural de Mortágua.

Trabalha actualmente como técnica de contabilidade na Conservatória dos Registos Centrais, em Lisboa.

6-nunosanto6 - NUNO JORGE NUNES DO ESPÍRITO SANTO   (INDEPENDENTE)

45 anos, casado, duas filhas. É natural de Lisboa e reside em São Pedro do Sul.

É oficial de registos e notariado na Conservatória de Sever do Vouga, desde 2002.

Trabalhou como caixa e barman, primeiro na Guarda e depois em Inglaterra, onde esteve emigrado alguns meses. Entre 1998 e 2002, foi assistente administrativo e auxiliar de acção educativa em diversas escolas do distrito de Viseu.Tem participado activamente nas lutas e greves realizadas no sector em que trabalha.

Integra pela primeira vez uma candidatura eleitoral do PCTP/MRPP.

7 - FRANCISCO ANTÓNIO PEREIRA MARQUES DE ALMEIDA SANTOS

7-franciscosantos18 anos, solteiro. É natural de Coimbra e reside em Seia.

É estudante do 12º ano da Escola Secundária de Seia. Pratica actividades desportivas em Viseu, designadamente a modalidade de Aikidou.

Teve a sua primeira actividade política na convocatória de um comício do PCTP/MRPP realizado em Gouveia, em Setembro de 2014, distribuindo comunicados e mobilizando colegas seus para essa realização do Partido.

8 - ZULMIRA LÚCIA FERREIRA DA ROCHA BRITO DA SILVA

8-zulmirasilva

55 anos, casada, uma filha.

É empregada doméstica, trabalhando numa casa particular há cerca de 15 anos.

Foi operária têxtil na GEFA Confecções Lda., em Alhos Vedros, desde 1985 até meados de 2000, altura em que a crise do sector têxtil se agravou. Participou nas diversas lutas deste sector, contra o atraso nos pagamentos de salários e contra o encerramento da indústria têxtil em geral no nosso País.

É simpatizante do PCTP/MRPP desde 1974, e participou por diversas vezes em listas eleitorais autárquicas do Partido.

9 - CAROLINA MARIA LOPES REBELO

37 anos, divorciada, tem três filhos. É natural de Almacave, Lamego.

É empregada de hotelaria.

Simpatizante do PCTP/MRPP, foi candidata do Partido nas eleições autárquicas de 2013.

 

SUPLENTES

10 - AIRES ADRIANO FERREIRA ESTEVES 

10-airesesteves

62 anos, casado, um filho. Nasceu em Lisboa, mas sempre com ligações a Viseu, tendo andado na escola Vila Corça.

De 1967 a final de 2009 trabalhou na Papelaria Fernandes, onde exerceu múltiplas e diversas funções, desde o tratamento logístico da empresa a nível nacional a vendedor, tendo sido, em 1968, operário encadernador.

Foi delegado sindical do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, da Papelaria Fernandes, entre 1975 e 1980, e membro da Comissão de trabalhadores, entre 1980 e 1990. Foi sempre membro da direcção do Grupo Desportivo e Recreativo da Papelaria Fernandes, tendo sido presidente de 2005 a 2009.

A sua aproximação ao PCTP/MRPP fez-se antes do 25 de Abril, com a aproximação a elementos da Resistência Popular Anti-Colonial (RPAC). É militante do Partido desde 1974.

 

11 - MARIA MANUELA DA SILVA VEIGA COELHO 

11-manuelacoelho

55 anos, viúva, dois filhos.

Trabalhou no campo desde os 12 anos de idade. Começou como operária têxtil numa fábrica em Braga, trabalhou ainda como operária de linha na fábrica Nacional, em Algueirão Mem-Martins. Foi ainda pequena comerciante na área da restauração no início dos anos 90.

Entre 2000 e 2010, foi auxiliar de acção directa no apoio a idosos. Trabalhou durante dez anos, num Centro Social do Exército de Salvação.

Encontra-se desempregada há cerca de cinco anos.

Simpatizante do PCTP/MRPP desde 1978, tem participado em múltiplas acções do Partido. 

12 - ORESTES DA SILVA MENDO 

12-orestesmendo

64 anos, casado, dois filhos. Natural de Sorval – Pinhel, Guarda.

É motorista, reformado. Começou por trabalhar como operário da construção civil em França, onde esteve emigrado dois anos. Em Fevereiro de 1975 entrou para a Companhia Carris de Ferro de Lisboa (CCFL), na qual desempenhou a função de motorista de serviços públicos pesados de passageiros, até 2006, aquando da restruturação da Carris. Está reformado desde 2009.

É simpatizante e activista do PCTP/MRPP desde 1974.

13 - ERNESTO FERREIRA MOREIRA REIS

13-ernestoreis

61 anos, casado, duas filhas.

Desde 2003 que exerce a profissão de terapeuta da medicina tradicional Chinesa.

Entre 1977 e 1994 pertenceu aos quadros dos Telefones de Lisboa e Porto (TLP) como auxiliar não especializado. Após a licenciatura em Direito e o estágio, ocupou o cargo de advogado na mesma empresa. Durante os 17 anos que trabalhou nos TLP, participou em todas as acções de luta dos trabalhadores.

Com as mesmas funções, entre 1994 e 2003 pertenceu aos quadros da Portugal Telecom.

É simpatizante do PCTP/MRPP desde 1974. Em 2013 foi o primeiro candidato do Partido nas eleições para a Câmara Municipal de Odivelas. 

14 - SUSETE DE JESUS ROQUETE

14-suseteroquete

68 anos, um filho e uma filha.

Trabalhou durante 38 anos na Câmara Municipal de Cascais (CMC), como administrativa, chegando a ser chefe de secção. Encontra-se desde 2003 aposentada.

Foi membro da comissão de trabalhadores da CMC.

A sua ligação ao Partido começou na antiga sede do MRPP em Carcavelos, onde vendia o Luta Popular diário, e participou nas importantes recolhas de papel para fundos. Participou activamente nas manifestações em Caxias pela libertação dos 432 militantes e simpatizantes do MRPP presos pelo COPCON na operação “Turbilhão”, em 28 de Maio de 1975. Participou ainda na ocupação de casas para famílias pobres no concelho de cascais entre 1975 e 1976. 

 

 

 

 

Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home PARTIDO Lista de Viseu