CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

INTERNACIONAL

OS JOVENS DESEJAM ACABAR COM O CAPITALISMO, E MUITO MAIS...   

Bem sabemos que o socialismo ainda se enquadra no modo de produção capitalista, numa espécie de último estertor ideológico deste modo de produção caduco e podre, quando o modo de produção comunista começa a estar na ordem do dia. Não deixa de ser significativo, contudo, que cada vez mais frequentemente o desejo manifesto de socialismo  pelos jovens (pelo que dizem na verdade de comunismo) compreenda também a crítica aos erros passados do movimento comunista: «setenta e cinco por cento dos entrevistados concordaram que “o socialismo é uma boa ideia, mas falhou no passado porque foi mal executado”» .

Cerca de 70% dos jovens britânicos, dos 16 aos 34 anos, desejam uma "sociedade socialista" e são hostis ao capitalismo, segundo um estudo do Institute of Economic Affairs. Para essa imensa maioria de revoltados, o capitalismo alimenta o racismo e traz consigo a exploração, o aumento das desigualdades e a injustiça. 75% consideram mesmo que as alterações climáticas são um problema criado pelo capitalismo.

Para esses jovens, o que esse estudo chama "sistema socialista " traria solidariedade, justiça e cooperação entre as pessoas. Por isso, defendem a renacionalização dos caminhos de ferro, da água e da energia.

No Reino Unido, tal como em Portugal, tal como em França, tal como em Espanha, tal como na América Latina, os jovens dão sinais de revolta. O capitalismo é um sistema odioso que mata a vontade de viver, as perspectivas de vida e a própria vida. Se queremos acabar com a exploração, com a escravização, com as lavagens ao cérebro dos media, das redes sociais, da máfia das grandes corporações, dos políticos do sistema, dos corruptos e dos vigaristas, temos que nos juntar aos jovens. E compreendê-los. Já sabem o que não querem, começam a saber o que querem, mas ainda falta juntar uma perspectiva científica que só o marxismo pode conferir. Com eles faremos a Grande Revolução, libertaremos o homem e o mundo e acabaremos de vez com o Império dos cães, dos ladrões e dos assassinos.

APR/JP

pctpmrpp

Partilhar
Está em... Home Internacional OS JOVENS DESEJAM ACABAR COM O CAPITALISMO, E MUITO MAIS...