CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

A Miséria Absoluta dos Sem-Abrigo
e a Podridão do Marcelo e Afins

O número de pessoas sem-abrigo em Portugal não pára de aumentar. Já ultrapassam os 11 mil, pelo menos. Lisboa, Porto, Braga, Alentejo e Algarve são as cidades e regiões mais afectadas. Algumas dessas pessoas até têm trabalho. O cenário é de miséria absoluta, com muita fome, frio e insegurança.

Jimmy tem 26 anos, trabalha  "mas não tenho dinheiro para uma casa, nem para um quarto", diz – e é apenas mais uma daquelas pessoas que fazem parte do submundo que fervilha na noite de Lisboa. Há centenas de "Jimmys" debaixo de pontes, em vãos de escadas, casas ou prédios abandonados, jardins, paragens de autocarros e até na Gare Intermodal de Lisboa ou na Gare do Oriente. Os voluntários da Comunidade Vida e Paz (CVP) ainda vão dando uma ajuda aos sem-abrigo. Mas, manifestamente, não chega. Há problemas com alcoolismo, saúde mental, toxicodependência mas, como dissemos, há gente que trabalha.

São quase 11 horas da noite e Ismael não tem mãos para medir junto ao Braga Parque. Com o Centro Comercial a fechar, o movimento de carros nos estacionamentos exteriores em redor faz desta uma das alturas mais proveitosas para quem, como ele, vive das "moedinhas" pedidas aos condutores que chegam e aos que partem. No entanto, mal avista o carro da Cruz Vermelha corre para lá de mão estendida. Não é "moedinha" que procura aqui, mas sim "um penso, doutora” – dirige-se a Lia Jorge, a assistente que lidera a equipa de turno dessa noite.

Que vergonha! E tu, Marcelo, ó beijoqueiro das "selfies" e das "cunhas" que prometeste acabar com o problema? Vai-te embora o quanto antes, besta execrável! E tu Costa, que fizeste? E tu, Pedro Nuno, e tu, Montenegro, e tu, facho Ventura, que tendes a dizer a estas pessoas? Nada. Absolutamente nada. Nem o Rendimento Básico Incondicional garantis. Preferis favorecer o turismo dos ricos, os estrangeiros endinheirados, os banqueiros, os patrões e o sossego hipócrita depois das eleições, enquanto estas pessoas morrem de fome e de frio nas ruas e são tratadas abaixo de cão. Tende vergonha na cara! Desaparecei para todo o sempre! Só a Revolução alimentará o povo e dará casa e dignidade a todos.

APR

pctpmrpp

Partilhar
Está em... Home País POLÍTICA GERAL A Miséria Absoluta dos Sem-Abrigo e a Podridão do Marcelo e Afins