CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

O FIM DO COSTA

O palhaço do António Costa, o ainda primeiro-ministro, o grande obreiro dos Galambas e das trapalhadas, é considerado suspeito da prática de prevaricação pelo Ministério Público (MP). Em causa está a aprovação do novo Regime Jurídico de Urbanização e Edificação, no Conselho de Ministros do passado dia 19 de Outubro. No âmbito do pacote Mais Habitação, no dia 19 de Outubro de 2023, foi aprovada uma nova lei que "simplificava licenciamentos no âmbito do urbanismo, ordenamento do território e indústria."

Deste modo, o jornal "Observador" avança que o MP escutou conversas entre o ex-ministro João Galamba, João Tiago Silveira (coordenador do Simplex do licenciamento e advogado do escritório Morais Leitão) nas quais negociaram os pormenores desta alínea  aprovada em Conselho de Ministros – com Rui Oliveira Neves, administrador da Start Campus. Daí que a construção do data center seria acelerada e beneficiada pela nova lei, tendo em conta que dispensaria qualquer processo de licenciamento urbanístico. A lei foi promulgada a 4 de Janeiro de 2024 pelo Presidente da República, esse outro jeitoso.

Uma das conversas a que o "Observador" teve acesso, datada de 13 de Outubro, é travada entre João Tiago Silveira e Rui Oliveira Neves, que afirma ter estado com "o Costa 4 horas a ver isto na 4ª feira (11 de Outubro) e reforçou que "o gajo" (António Costa), muito bem se tratam estes "senhores", estava "absolutamente interessado".

O entusiasmo deve-se à tal lei "feita à medida" que o administrador da Start Campus, Oliveira Neves, classifica como "muito malandro", mas que será o caminho que têm que seguir.

O bom do Galamba é considerado pelos procuradores da "Operação Influencer" como o "mentor" do esquema para favorecer a empresa Start Campus na construção do data center, em Sines.

A informação foi avançada pelo "Expresso" que teve acesso ao recurso do MP às medidas de coacção do juiz de instrução, Nuno Dias Costa.

De acordo com as escutas, Afonso Salema, CEO da Start Campus, disse a Oliveira Neves a 12 de Outubro de 2023 que Lacerda Machado, consultor da Start Campus e amigo próximo de António Costa, tinha falado com "o Galamba" e que lhe "pediu para incluir os data centers" e "pedir com urgência saber o que é preciso ser agilizado no licenciamento de data centers".

António Costa é alvo de uma investigação do MP no Supremo Tribunal de Justiça, após suspeitas num processo relacionado com negócios com lítio, o hidrogénio verde e o "data center" de Sines terem invocado o seu nome como tendo intervindo para desbloquear procedimentos.

Que corja. Essa escumalha sem nome do Galamba, do Cabrita e de tantos outros que se andaram a pavonear no Congresso do PS. E o pior de todos, o inchado do António Costa a discursar e a farejar um tacho dourado na Europa ao serviço do Império americano manchado de sangue. Estás finito, Costa. Vais acabar na choça.

APR

pctpmrpp

Partilhar
Está em... Home País POLÍTICA GERAL O FIM DO COSTA