PAÍS
- Publicado em 28.09.2024
A Máfia dos Bancos (2.º Episódio)
A juíza do Tribunal de Concorrência, Regulação e Supervisão (TCRS) condenou os 10 principais bancos portugueses por terem violado as regras da concorrência, divulgando aos concorrentes os "spreads" que iam aplicar ao crédito à habitação, ao consumo e às empresas durante mais de 10 anos. Na leitura da sentença, a magistrada Mariana Gomes Machado considerou a conduta dos bancos "muito grave" e confirmou as coimas de 225 milhões de euros, relativamente às instituições financeiras acusadas de conluio ou "cartel" pela Autoridade da Concorrência (AdC).
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) foi condenada em 82 milhões de euros; o BCP em 60 milhões; o Santander em 36 milhões; o BPI em 30 milhões; o Montepio em 13 milhões; e os restantes bancos em valores menores.
Eis o capitalismo financeiro no seu esplendor. Eis os bancos ladrões e mafiosos e respectivos CEO's e quejandos. A prejudicar em toda em linha e sem quaisquer escrúpulos os seus clientes e os portugueses, em geral. De notar, ainda, o funcionamento da justiça burguesa e das “autoridades” quejandas: os bancos são multados por prejudicar os clientes mas o montante colhido pelas multas não serve para ressarcir essas vítimas pelos prejuízos sofridos, serve apenas para financiar o Estado burguês que permitiu mais de uma década essas manigâncias! Estripemos as autoridades da manutenção do capitalismo! Nacionalizemos a banca! Acabemos com todos os podres, milionários e capitalistas!
APR/JP