PAÍS
- Publicado em 26.05.2021
IBERODYE
Vila do Conde
52 TRABALHADORES ATIRADOS PARA O DESEMPREGO
"ESPERO QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGUE"
A fábrica situada em Macieira da Maia (Vila do Conde) já tinha despedido metade dos trabalhadores em Janeiro. Os outros, que têm dois meses de salários em atraso, tiveram o mesmo destino em Abril.
A Iberodye era uma tinturaria de fios e malhas de Macieira da Maia (Vila do Conde). Depois de várias vidas, em que se tinha chamado Belfil e depois Condytinge, quando esta última empresa declarou falência em 2011 assumiu o nome Iberodye, mantendo a mesma administração e instalações que a sua antecessora.
Há mais de um ano que a empresa acumulava dificuldades, com muitas dívidas. Agora que declarou insolvência tem em falta, para além de pagamentos a vários fornecedores, as contas da electricidade e da água, as prestações devidas ao Estado, Segurança Social e Finanças, e empréstimos à banca.
A unidade fabril também ficou a dever dois meses de salários em atraso aos trabalhadores, que se viram obrigados a recorrer ao Fundo de Garantia Salarial. Ficam sem emprego 52 trabalhadores. Um operário afirmou que a administração "não teve nenhuma consideração" pelos trabalhadores "muitos deles com vários anos de casa. Para eles somos apenas números, nada mais do que isso. É de lamentar tanta desumanidade", acrescentando ainda que "espero que o Ministério Público esteja atento e investigue este caso, já que esta empresa recebeu dinheiros públicos para investir e agora fecha desta maneira".
Saliente-se que que em 2018 e 2019, a Iberodye diz que investiu mais de 3,4 milhões de euros na modernização da fábrica, num projecto financiado pelo Portugal 2020. Em 2018, o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação distinguiu a empresa como uma das mais promissoras do país.
A pontaria do IAPMEI para casos com este fim tornou-se proverbial.
Na espuma da reconfiguração do sistema, milhões e milhões “desaparecem”, ao mesmo tempo que, no coração da mudança, as vidas dos operários são sacrificadas. Nada de ilusões!
A terra está pronta! A semente da revolução tem de ser semeada! Falta o nosso trabalho.
Ao trabalho, camaradas!
APR (correspondente em Vila do Conde)