CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Fascistas de Fábrica de Conservas das Caxinas Querem Despedir 100 Trabalhadores

A fábrica de conservas Gencoal, situada nas Caxinas, Vila do Conde, arrancou com um processo de despedimento colectivo de 97 trabalhadores, a grande maioria mulheres. A decisão surpreendeu os visados e o sindicato STIANOR, que fala em retaliação contra operários que reivindicaram melhores salários e condições de trabalho.

A Gencoal justificou a decisão com as dificuldades na obtenção de matéria-prima a preços mais reduzidos, designadamente azeite e alumínio (para as latas), por parte da empresa-mãe, a italiana Generale Conserve. Tudo treta capitalista!

Os trabalhadores que vão ser despedidos representam sensivelmente um terço da mão-de-obra da empresa (277 funcionários na totalidade: 470 em 2020).

O coordenador do Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação e Bebidas (STIANOR), José Armando Correia, entende que o despedimento colectivo constitui uma "retaliação às trabalhadoras que são mais interventivas" e "uma forma de varrer a casa de pessoas que reclamam melhores salários e direitos."

É caso para perguntar: para onde foi o dinheiro? Onde pára o presidente da Câmara de Vila do Conde, o "xuxalista" aldrabão, Vítor Costa?  Quanto à Gencoal e aos seus patrões italianos da Generale Conserve, não passam de um bando de capitalistas sem escrúpulos, que deixam quase uma centena de trabalhadores, sobretudo trabalhadoras reivindicativas no desemprego e respectivas famílias na miséria, como se nada fosse, sem a mínima ponta de humanidade. E, quanto aos restantes trabalhadores, que se ponham a pau, pois o seu futuro afigura-se negro com estes chacais e abutres das conservas, que nem sequer respeitam o direito à indignação e à manifestação, autênticos vampiros.

Do governo de Montenegro nada há a esperar, pois é lacaio da Comissão Europeia, do BCE e do imperialismo americano. Nós bem avisamos, cada novo governo burguês, qualquer que seja a sua cor, é sempre pior que o anterior. Na verdade, chegados ao poder, passam todos à mesma cor: o negro, cada vez mais carregado.

Trabalhadores, jovens, artistas, intelectuais, derrubemos o capitalismo e o nazismo, bem como os governos ao seu serviço. Façamos a Revolução Comunista!

APR                              
(correspondente no distrito do Porto)

pctpmrpp

Partilhar
Está em... Home País MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL Fascistas de Fábrica de Conservas das Caxinas Querem Despedir 100 Trabalhadores