CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

A propósito da proibição das aulas on-line

A igualdade e a equidade constitucionais social-fascistas
(socialistas pouco, fascistas muito)

Há pouco mais de uma semana, com a pompa e circunstância e falsidade que lhe é tão característica, o primeiro ministro Kôsta, decretou, a respeito de uma das medidas do novo estado de confinamento, o fecho das escolas e a proibição das aulas on-line.

Numa primeira fase abrangia apenas as escolas públicas. Posteriormente, o ministro (sem) educação Tiago Brandão Rodrigues veio esclarecer que esta medida se estendia também ao ensino particular e social, alegando questões de igualdade e equidade (em relação às escolas públicas) “para que ninguém ficasse para trás”.

Claro está, que todos sabemos que a razão pela qual esta medida foi tomada não se prende com a alegada equidade, mas simplesmente e tão só, ao facto do governo não ter conseguido atempadamente fornecer aos alunos com menores recursos o tão propagandeado computador prometido. O governo falha gravemente quando não o consegue garantir, e como tal, seria mais sério não ter prometido.

Nem soube manter as condições sanitárias do país nem conseguiu cumprir, em quase um ano, a solene promessa do Primeiro-Ministro de dotar escolas e alunos dos necessários meios informáticos para que pudesse haver ensino à distância, caso se repetissem os previsíveis confinamentos. Já sabia que era previsível como continua a saber, mas insiste em não agir.

Neste momento, esta situação tem provocado um mau estar generalizado!

No que às escolas diz respeito, as mesmas foram surpreendidas porquanto, no início do ano lectivo, o governo pediu-lhes para terem prontos três planos de acção: aulas presenciais, plano misto (presencial e on-line), e por último apenas on-line.
No que concerne aos restantes elementos da comunidade escolar, gerou polémicas das mais variadas ordens: impedimento em dar continuidade ao programa escolar, castração absoluta das funções pedagógicas e respectivo boicote ao ritmo de trabalho previamente definido e estipulado, e uma discrepância, essa sim ignorada, entre os professores a contracto e os falsos recibos verdes! Isto ninguém do governo ladra! Sempre a ladaínha do costume, e a faca de um só gume olhando para o seu precioso umbigo. No meio de toda esta confusão e contradição acresce o facto de tais medidas não serem de todo claras, e haver uma “zona cinzenta” que contribui para uma maior demagogia e desorganização, algo proficuamente tão reflexo neste desgoverno.

Relativamente aos encarregados de educação, a indignação e revolta é transversal e tem motivado as mais diversas reclamações, queixas e ataques verbais, com a ajuda e reforço da direcção de algumas escolas, contra estes dois palhaços que se vão abstendo de responsabilidade e que não têm argumentos válidos onde possam efectivamente sustentar as suas teses desprovidas de bom senso, e acima de tudo e o mais gravoso, reveladoras de quem não tem noção e não se preocupa minimamente com as implicações das suas medidas na vida das pessoas.

Uma incompetência absoluta, um ziguezaguear de decisões e uma autêntica irresponsabilidade. Fazia-lhes bem voltar à escola, ou serem professores, pais ou alunos por um dia! E agora pasme-se prezado leitor, o primeirinho ministro de tão baixo reles e pequeno que é, teve o descaramento de dizer um dia destes publicamente: “Ninguém proibiu ninguém de ter o ensino on-line”. Aligeirando assim as suas decisões e tentando sacudir a água do capote, lançando mais uma vez a dúvida e tentando confundir com retórica a trapalhada. Mas agora é tarde! E têm de pedir desculpa!

Já toda a gente sabe que a proibição do ensino à distância é uma grave violação à constituição que defende, mas que rasga logo que lhe interessa. E isso não deixamos escapar, à imagem do que outras pessoas, “pais” e escolas na sua maior eventualidade também já o fizeram: está escrito, é lei e está a ser violada, então a provedora da justiça tem de se pronunciar no sentido de declarar inconstitucional esta proibição.

A questão é que as aulas on-line não incorrem em nenhum crime de saúde pública, e a sua proibição visa prejudicar todos, mas principalmente as crianças e os alunos no seu cômputo geral, contribuindo para uma desmotivação gravíssima que pode ser irreversível. Assistimos a palavras severas e desproporcionais como: incorrer em responsabilidade criminal e civil. Além de ridículo é totalmente fascista e ditatorial a imposição de tais medidas, propostas para serem compensadas num período de férias, contra a vontade da grande maioria dos intervenientes, pais, escolas, professores e alunos.

Estas decisões infundadas prejudicam acima de tudo os alunos. Perdem o ritmo de trabalho, não podem dar continuidade à matéria, e no testemunho directo de alguns alunos, vêem-se enclausurados física e psicologicamente, tendo tendência para comer mais, procrastinar e acima de tudo irrelevar a escola e a veracidade e legitimidade do ensino em Portugal.

O chamado direito à educação, nos “elevados” padrões burgueses, é também um direito constitucional. E faz parte também da declaração universal dos direitos dos homens e da carta dos direitos da criança da ONU. Mas tanto faz! O sistema capitalista é um autêntico pantanal, onde o que de mais elevado se encontra de pouco ou nada vale na prática!

Há quem conclame estas medidas comparando-as às de países ditos comunistas, caindo no erro de conotar negativamente o “comunismo”. Se dúvidas houver, o PCTP/MRPP, como o único partido comunista em Portugal está ao dispor para as diversas dúvidas e denúncias que surgirem, como tem sido recorrente nos últimos dias, aproveitando para agradecer aos seus simpatizantes e militantes toda a comunicação que têm estabelecido.

Tudo isto é agravado por estar o Governo a legislar e proibir em cima de uma mentira que sabe ser mentira, porque é contra a ciência e até o bom senso admitir que dentro de 15 dias a situação sanitária será diferente. Se a culpa é da “estirpe inglesa”, mais infecciosa, como quis inventar o Primeiro-Ministro, dentro de 15 dias a situação nunca poderá ser melhor.

A nossa solidariedade é total para com os professores e alunos, pais e escolas. Contra este governo de corruptos!

Exigimos a demissão imediata destes dois trampolineiros!

Pela vitória da revolução comunista!

02Fev2021

Benjamin

pctpmrpp

Partilhar
Está em... Home País EDUCAÇÃO A igualdade e a equidade constitucionais social-fascistas