CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

Partido

CENTENÁRIO DA REVOLUÇÃO DE OUTUBRO
Última Sessão do Ciclo de Cinema e Debate
Sábado, 2 de Dezembro de 2017

Camaradas,
A finalizar o ciclo de iniciativas que o Partido tem estado a levar a cabo no âmbito das comemorações do Centenário da Revolução de Outubro, terá lugar no próximo Sábado, dia 2 de Dezembro, às 17H00, na sede da Av. do Brasil, a projecção do excepcional e vibrante filme de Eisenstein O Couraçado Potemkin, seguida de um debate com o camarada Arnaldo Matos sobre as Repercussões da Revolução Russa de 7 de Novembro de 1917 no Mundo.
Depois das anteriores intervenções do camarada Arnaldo Matos sobre as principais questões políticas e teóricas suscitadas por aquela revolução – a verdadeira natureza de classe da Grande Revolução de Outubro, a questão agrária, a natureza da ditadura do proletariado, a natureza das nacionalizações e o capitalismo monopolista de Estado, entre outras - contamos de novo com a sua presença para encerrar este ciclo de debates.
A sua intervenção nesta sessão final do ciclo, acompanhada de outros camaradas e interessados no estudo e agitação política do marxismo, é de toda a importância para se fortalecer a unidade em torno da construção de um partido marxista operário e para podermos prosseguir com redobrado ânimo no cumprimento das tarefas para alcançar esse objectivo.
Compareçam, participem e tragam mais amigos convosco!
Obrigado pelo vosso apoio!

A Célula Martins Soares


O ciclo de cinema e de debates sobre a Revolução de Outubro, realizado na sede do Partido, na Avenida do Brasil, em Lisboa, tem tido uma crescente e entusiástica participação de militantes, simpatizantes e amigos, alguns dos quais têm vindo de bastante longe, desde o Ribatejo a Aveiro, e de Viseu a Faro, entre outras localidades igualmente distantes, para participarem nessa jornada de luta.
O filme O Couraçado Potemkin (1925), do genial realizador russo Eisenstein, constitui uma https://www.cialissansordonnancefr24.com/cialis-en-pharmacie/ das películas mais influentes e estudadas do século XX – Chaplin considerou-o o melhor filme de todos os tempos – e descreve a revolta, em Junho de 1905, dos corajosos marinheiros russos a bordo do Navio-Almirante da Esquadra Russa do Mar Negro, um dos episódios que marcou o período revolucionário iniciado naquele ano e que prenunciaria a vitoriosa Revolução de Outubro, doze anos mais tarde.
É nesta obra-prima do cinema que figura a cena antológica do brutal e impiedoso massacre na escadaria do porto de Odessa, onde centenas de pessoas do povo se manifestavam em apoio da luta dos seus filhos marinheiros a bordo do couraçado Potemkin.
Refira-se que esta heróica insurreição e sequestro do Navio-Almirante pelos marinheiros da Esquadra ocorreu na Rússia imperial, cerca de seis meses após um outro massacre de centenas de operários e camponeses, metralhados pela tropa czarista quando, em Petrogrado, no dia 9 de Janeiro de 1905 – que ficou conhecido como o Domingo Sangrento -, se dirigiam à Praça do Palácio de Inverno para entregar ao czar uma petição pela jornada das 8 horas de trabalho e reformas democráticas.
Estimamos de novo contar com a vossa presença no próximo sábado, dia 2 de Dezembro, às 17H00, na sede do PCTP/MRPP, na Av. do Brasil, 200 A (Pote D’Água), em Lisboa.
Após um intervalo para café, realizar-se-á com o camarada Arnaldo Matos um debate sobre as repercussões que a Revolução de Outubro teve no mundo, Revolução que ainda hoje marca a discussão sobre a verdadeira natureza desse acontecimento histórico à luz do marxismo, e dos ensinamentos que da sua derrota os proletários e os comunistas de todo o mundo retiram para a libertação da humanidade da escravidão assalariada e para a implantação do modo de produção comunista, mediante o derrubamento revolucionário do imperialismo.
O ciclo da projecção dos filmes de Eisenstein e dos debates com o camarada Arnaldo Matos terminará no próximo sábado, 2 de Dezembro. Gostaríamos de vir a conseguir obter a maior participação de sempre na nossa última sessão. Contamos com o vosso apoio e entusiasmo para alcançar esse objectivo.
O trabalho da célula Martins Soares, dirigida pelo camarada João Camacho, que foi quem teve a ideia da organização do evento, merece que todos contribuam com entusiasmo e alegria para o sucesso desta última sessão político-cultural, dedicada à Revolução de Outubro.
Esperamos pela vossa presença! Todos serão bem-vindos (as)!

 Redação do Luta Popular Online


 

 

 

 


Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home PARTIDO CENTENÁRIO DA REVOLUÇÃO DE OUTUBRO Última Sessão do Ciclo de Cinema e Debate