CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

PAÍS

Um governo em cacos e a urgência de o derrubar

O último episódio do “folhetim CDS” na coligação de poder deste partido com o PSD é bem demonstrativo do que é hoje o governo em funções, do seu profundo isolamento perante as massas e da urgência de o derrubar.

No final da semana, Paulo Portas, presidente do CDS e ministro da Defesa, veio declarar solenemente que o seu partido vai votar a favor de uma proposta de Orçamento Geral do Estado (OGE) que o seu governo apresentou na Assembleia da República. Oportunista como é, Portas quer fazer passar a ideia de que está contra a proposta de OGE e que vota a favor da mesma para não abrir uma crise política que supostamente inviabilizaria a continuação do “programa de ajustamento” acordado com a tróica, com base no qual foi produzida a referida proposta. Isto é, Portas e o CDS votam contrariados na proposta de OGE porque defendem convictamente o acordo com a tróica, mas não explicam em que é que a dita proposta entra em contradição com o mencionado acordo. E não explicam porque essa contradição não existe. A própria tróica já veio dizer que aquele é o seu OGE.

Assustado com a inevitável hecatombe do seu partido em próximas eleições, anunciada já com a clamorosa derrota averbada pelo CDS nas últimas eleições regionais dos Açores, Portas parece uma barata tonta, sem saber o que fazer. “Partido dos agricultores”, o CDS vê a sua ministra levar com ovos onde quer que se apresente sem escolta. “Partido dos reformados”, também o ministro do CDS da segurança social não consegue sair à rua de há vários meses a esta parte. Restava ao CDS o auto-título de “partido dos contribuintes”, que o próprio Paulo Portas voltou a reivindicar recentemente quando jurou que não viabilizaria qualquer novo aumento dos impostos – também esse foi de rojo com a proposta do OGE.

Portas quer sair do governo antes que o CDS desapareça, mas não sabe como fazê-lo. Afirmando sacrificar-se em nome da estabilidade governativa, Portas começa já a apostar no cavalo Seguro. Não há hoje nenhuma diferença entre o que diz um e o que diz o outro, entre o que finge um e o que finge o outro. Ambos são homens da tróica e ambos querem fazer-se passar por críticos das medidas que estão contidas no “programa de ajustamento” da tróica. Seguro quer que o governo lhe caia nas mãos sem precisar de apresentar alternativas que não tem; Portas espera ser repescado num hipotético governo do PS.

O que tudo isto demonstra é que o governo está feito em cacos. Em boa verdade, o governo resume-se hoje a um funcionário da tróica chamado Vítor Gaspar, cuja tarefa é convencer os outros membros do executivo, incluindo o primeiro-ministro, a assinarem de cruz o que a tróica manda e a fazerem de conta que o governo existe. Numa situação de equilíbrio de forças entre a revolução e a contra-revolução, como é a actual, é crucial romper esse equilíbrio através de uma aliança de classes que derrube de imediato o governo PSD/CDS e imponha a formação de um governo de unidade, democrático patriótico. Se isto não for feito, o equilíbrio pode romper-se através da imposição de um governo de tipo bonapartista ou fascista.

Quando anunciou que o CDS ia votar a favor do OGE, Paulo Portas referiu que uma crise política colocaria Portugal numa situação muito parecida à da Grécia. Ora, é precisamente o contrário que se passa. É a manutenção do actual governo que agravará rapidamente a situação do país a um nível muito pior do que o da Grécia. A presente crise económica e política tem por isso de ser resolvida sem demora pela luta dos operários e dos trabalhadores. É preciso tomar decididamente a ofensiva no combate político e unir tudo o que possa ser unido no que diz respeito aos objectivos imediatos, democráticos e patrióticos, desse combate. Há que escorraçar o Coelho, o Portas e todos os lacaios da tróica germano-imperialista. Um novo governo deverá suspender o pagamento da dívida, sair do euro e repor o escudo se tal for necessário, controlar o sistema bancário e pôr em execução um plano de desenvolvimento ao serviço dos trabalhadores e do povo. É isto que está em jogo na próxima greve geral de 14 de Novembro e em todas as greves gerais que for preciso realizar até que aqueles objectivos sejam alcançados.



Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home País POLÍTICA GERAL Um governo em cacos e a urgência de o derrubar