CampanhaFundos202206

IBAN PT50003502020003702663054   NIB 003502020003702663054

9 de Maio de 2024

Nota à Imprensa

PCTP/MRPP informa a sua posição sobre o Serviço Militar Obrigatório no momento presente

Lisboa, 29/04/2024

O Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP) considera, e sempre considerou, que a defesa do país compete a todos os cidadãos e não a um grupo de mercenários mesmo que este se designe por Forças Armadas Portuguesas pelo que propugna a prestação, por todos os cidadãos, de Serviço Militar durante um dado período de tempo a definir que lhes permita aprender as perícias militares para, em caso de ataque ao nosso país ou o seu bem-estar se torne impossível, se mobilizem rapidamente para, consoante o caso, repelir esse ataque ou instaurar o bem-estar popular.

Sobre o mesmo tema, o PCTP/MRPP reafirma hoje o que o camarada Arnaldo Matos referia já em 2016:

As Forças Armadas, de portuguesas, só têm o nome. As Forças Armadas ditas portuguesas são hoje um grupo de mercenários, lacaios do imperialismo americano, francês e alemão.

Todas estas tropas mercenárias deviam recolher a Penates, para serem imediatamente desmobilizadas.

Ler mais 

Levantemo-nos contra o genocídio do povo palestiniano!
Nenhum apoio a Israel!

O genocídio brutal que Israel, com o especial apoio dos Estados Unidos, Reino Unido e União Europeia, incluindo, portanto, Portugal, está a cometer contra o povo da Palestina desencadeou o alerta e a revolta, nos últimos dias, num grito que ecoa nas manifestações de apoio à Palestina, um pouco por todo o lado, mas com destaque para as que têm tido lugar nos Estados Unidos da América, Reino Unido, França, Holanda, cujos governos, respondendo à “ordem” de Netanyhau no dia 24 de Abril, quando disse que “As manifestações deveriam ser travadas e claramente condenadas.…” executaram, efectivamente, detenções de centenas de manifestantes, tentando encontrar formas de os criminalizar.

A hipocrisia dos governos apoiantes de Israel não tem limites, mas atingiu um ponto tal que se torna cada vez mais difícil manter o seu discurso ambíguo justificativo da intervenção de Israel ao mesmo tempo que se apoia o genocídio deste povo com o envio e venda de armas. Tudo se reduz a relações de poder e de dinheiro! É isto o capitalismo!

As chamadas organizações humanitárias e dos direitos humanos, numa situação inaudita como esta, não têm qualquer eficácia como podemos comprovar com demasiada frequência...

Ler mais

Protesto Pró-Palestina Cresce Exponencionalmente entre os Estudantes
nos Países Apoiantes do Regime Sionista e Alastra aos Sindicatos

Milhares de estudantes têm sido detidos e violentados nas universidades de Colúmbia, em Nova Iorque, da Califórnia em Los Angeles (UCLA), e um pouco por todos os EUA por parte das polícias locais. Os sectores mais extremistas da burguesia pró-sionista têm mesmo apelado à intervenção da Guarda Nacional (guarda do exército ianque que constitui a “primeira linha da defesa”).

Ler mais


A Revolta do 1º de Maio em Paris

As manifestações do 1º de Maio em Paris e em Istambul (Turquia) ficaram marcadas pela violência policial. Em Paris houve 45 pessoas detidas e em Istambul, cerca de 200.

Ler mais


 

 

Opinião

A Participação dos Comunistas nas Eleições dos Açores

Como os camaradas e leitores do Luta Popular têm conhecimento, iniciou-se na sexta-feira, dia 18, e terminou ontem, dia 19, o I Congresso Extraordinário do PCTP/MRPP o qual exigiu uma grande mobilização e trabalho por parte de todos os militantes, e em especial dos delegados dos Açores que se viram obrigados a conjugar esta tarefa com a sua participação nas eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA): constituição e apresentação da lista e divulgação da mesma nos órgãos de comunicação social, com destaque para a Agência Lusa e o Açoriano Oriental e que passamos a divulgar no nosso Luta Popular Online

EntrevistaLourdesAcoresO PCTP/MRPP decidiu apresentar uma lista de candidatos às Eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA) pelo Círculo Eleitoral de São Miguel, lista que reúne várias classes da sociedade em que vivemos, com especial representação dos que paulatinamente vão sendo mais espoliados e “cilindrados”: pescadores, operários, agropecuários e desempregados.

Enquanto a burguesia compradora regional açoriana se prepara para cumprir a sua agenda na farsa que são as eleições burguesas, os comunistas e demais revolucionários do PCTP/MRPP participam nesta frente eleitoral para apresentar o seu programa e chamar a atenção para o aumento brutal da pobreza, da exploração e da tentativa de intimidar e paralisar o proletariado na Região Autónoma dos Açores.

A lista de candidatos foi constituída fruto de um intenso trabalho de ligação às massas proletárias, com o propósito superior de as mobilizar para um combate prolongado e duro, que tem por objectivo final a luta pela libertação da humanidade de todas as formas de exploração vigentes.

O PCTP/MRPP convida todos os que querem mudar esta situação para estarem presentes na apresentação da Candidatura e do respectivo Manifesto Eleitoral, que se realizará no próximo dia 22, pelas 16:00 horas na Junta de Freguesia de São José, na Rua de Lisboa, em Ponta Delgada.

Viva a candidatura popular!
Viva o PCTP/MRPP
Viva o Marxismo e o Comunismo!

20Set2020

José Afonso         
(Redactor do Luta Popular)

pctpmrpp

Partilhar
Está em... Home REGIONAIS AÇORES 2020 A Participação dos Comunistas nas Eleições dos Açores