1 de Outubro de 2026

 CampanhaFundos202206

A Falácia da Igualdade no Acesso ao Ensino
Por um ensino científico, crítico e democrático!

O direito ao ensino está consignado no art.º 34 da constituição da República – 1 – Todos têm direito ao ensino com garantia do direito à igualdade de oportunidades de acesso e êxito escolar.

Todos os membros do governo juram cumprir a constituição quando tomam posse. No entanto, a realidade mostra à evidência que tal não acontece e que muitas são as varáveis que, de forma mais ou menos oculta, contribuem para tal.

Ler mais


A NOVA PRESTAÇÃO SOCIAL ÚNICA (PSU) FOI APROVADA…

Sob o pretexto de “simplificar” os apoios sociais, o Governo prepara uma nova ofensiva contra os trabalhadores e as camadas mais pobres. A Prestação Social Única junta 13 prestações e introduz critérios que podem reduzir apoios e excluir beneficiários.

Ler mais


Trabalhadores da Super Bock Conquistam a Semana das 35 Horas!

No último dia do mês de Julho, a Super Bock aplicou as 35 horas semanais de trabalho, uma medida que há muito é uma necessidade para a classe operária em Portugal e que o nosso partido tem encabeçado.

Ler mais
  12Out2026

Ler mais


Visita de Marco Rubio à Europa
Morte à Subserviência Burguesa ao Imperialismo!

O PCTP/MRPP manifesta o seu mais vivo repúdio, bem como o da classe operária portuguesa, pela visita do secretário de estado dos EUA, Marco Rubio, a Portugal e denuncia a asquerosa subserviência a potência estrangeira da burguesia portuguesa através do chefe do governo Montenegro e do ministro lambe-botas Rangel.

Ler mais

 Honra ao Camarada 
Carlos Nascimento

CarlosNascimento

Faleceu ontem, ao final da tarde o camarada Carlos Nascimento, miltante do PCTP/MRPP, membro da célula dos CTT e também do Comité de Sintra durante os anos 70 e 80 no século passado. O camarada esteve sempre presente na listas do Partido às eleições burgueses. Tinha 85 anos.

Ler mais


CINE ARMA

Uma Breve Nota Sobre a Passada Crítica Cinematográfica

Em primeiro lugar, saúdo a apreciação crítica apresentada pela camarada Rafaela e Andreia, no Luta Popular de Junho, relativa a um dos filmes/documentário mais importantes do pós 25 de Abril: “O que Farei eu com esta Espada” de João Cesar Monteiro, cuja revisitação se torna obrigatória, sobretudo agora que ainda se comemoram os cinquenta anos do 25 de Abril, comemorações em que a burguesia pretende claramente reescrever a História.

Ler mais

A Juventude Estudantil Põe-se 
do Lado do Proletariado na Luta de Classes

Camaradas,

Aqui estamos hoje, neste 1º de Maio, reunidos para celebrar os trabalhadores portugueses, para comemorar e homenagear o sacrifício e a memória dos camaradas que tanto lutaram para tornar este dia possível. Lembramos a memória de Ribeiro Santos e Alexandrino de Sousa, bravos camaradas assassinados a sangue-frio pela sua dedicação à verdadeira luta comunista, respectivamente, pela polícia política salazarista e pela UDP, traidora da sua própria causa.

Opinião

Revisores e trabalhadores das bilheteiras da CP em greve contra o roubo do salário e do trabalho!

(Do nosso correspondente na CP)

O Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante, que representa os revisores e pessoal das bilheteiras da CP, convocou greves de vinte e quatro horas para os dias 14, 15 e 16, nos comboios suburbanos do Porto, 19, 20 e 21 no longo curso e serviços regionais e ainda 23, 24 e 25 de Maio nos suburbanos de Lisboa. A recente comunicação da administração da CP, de reduzir os valores pecuniários a pagar, pelo tempo de trabalho extraordinário ou em dia feriado, despoletou, para já nestes profissionais, esta forma de luta. Outras seguramente se seguirão. Aquela redução visa embaratecer de tal maneira o trabalho prestado em dia feriado ou de folga, e todo o trabalho suplementar que estes trabalhadores quase terão de pagar do seu bolso para irem trabalhar naqueles dias. Dias esses e horas que a empresa usa de forma indiscriminada quando precisa e depois compensa quando não tem necessidade do trabalhador, sendo que neste caso nada mais lhe vai pagar, além do dia normal. Obriga-o a trabalhar num feriado ou dia de descanso, quando a família está em casa e depois obriga-o a ficar em casa num outro qualquer dia, quando a família foi trabalhar.

O presidente do Sindicato aponta para uma paralisação de 100%, tal o descontentamento que grassa no seio destes trabalhadores, por mais este roubo descarado. A vontade e determinação vão para além destes nove dias, pois este dirigente sindical já avisou que se depois desta greve não forem repostos os valores que foram acordados e constam do A.E, a luta prosseguirá em Junho.

O actual ataque ao salário dos trabalhadores da CP, nomeadamente aos itinerantes, foi já ensaiado o ano passado, aquando da tentativa de implementação nesta empresa dos Regulamentos da Função Pública, e foi rechaçado pelas lutas que então foram travadas. Da unidade de todos os trabalhadores da CP, de certeza que a resposta destes será igualmente firme e novas conquistas poderão ser alcançadas.


 

Partilhar

Adicionar comentário


Código de segurança
Actualizar

Está em... Home Correspondências Revisores e trabalhadores das bilheteiras da CP em greve contra o roubo do salário e do trabalho!